Learning resource
Abordar o Discurso de Ódio
Este é um método dividido em três partes, de modo a que os estudantes entendam melhor o discurso de ódio através de (i) uma apresentação teórica, (ii) leitura e discussão de exemplos sobre o discurso de ódio e (iii) reflexão sobre o impacto do discurso de ódio aos níveis micro (individual), meso (grupo) e macro (social). A par do desenvolvimento do conhecimento dos participantes sobre o discurso de ódio, este método visa desenvolver competências de pensamento crítico e atitudes tais como de solidariedade perante vítimas de discurso de ódio. Além disso, este método coloca os estudantes a discutirem em um ambiente “seguro”, para que desenvolvam a sua compreensão sobre o discurso de ódio, e sobre o que está relacionado com a intolerância e comportamentos radicais. Atendendo a que o discurso de ódio está normalizado entre os jovens de hoje em dia, particularmente atendendo à sua presença no mundo online, torna-se necessário que estes saibam reconhecer o discurso de ódio nos níveis micro, meso e macro.
De modo a que os objetivos sejam alcançados, o exercício deve compreender:
- Uma visão geral de discurso de ódio, feita pelo/a professor(a): deve ser feita uma apresentação sobre o tema a par de referências ao contexto social e legal do país em que esse tipo de discurso surge. Na apresentação devem ser incluídas imagens na discussão para melhor se compreender o que é o discurso de ódio e o que não é.
- Um exercício em que os participantes trabalham sobre o contexto online. Para isso devem pesquisar elementos que sejam representativos do discurso de ódio. Esta tarefa deve ser feita em grupos de 3 a 4 pessoas e os resultados apresentados ao grupo e discutidos.
- Deve ser também elaborada uma reflexão de modo a que os participantes se consciencializem sobre os efeitos do discurso de ódio na vida dos indivíduos, grupos e a sociedade de modo geral. Este exercício deve ser feito em pequenos grupos, através da elaboração de posters com as ideias que foram refletidas.
Primeiro, o professor deve apresentar uma visão geral sobre o tópico de discurso de ódio (o que é que o discurso de ódio, o seu enquadramento legal e exemplos para discussão – em anexo a este recurso). Posteriormente os alunos serão divididos em grupos de 3 a 4 elementos e usam a internet para encontrarem exemplos de discurso de ódio através de diferentes plataformas como o Facebook e o Youtube. Após a pesquisa, os participantes irão apresentar as conclusões em sessão plenária para que se possa discutir as suas escolhas e o porquê das mesmas. O/a professor(a) irá facilitar a discussão entre os participantes, bem como as suas descobertas/conclusões e opiniões. A parte final será dedicada à reflexão, em que os participantes findo esse momento irão partilhar que impacto consideram que tem o discurso de ódio a nível micro (individual), meso (grupo) e macro (sociedade). Para tal será usado o quadro para que se possam escrever algumas ideias chave e posteriormente algumas colagens com as pesquisas que foram feitas, no sentido de que também sejam desenvolvidas competências de criatividade. Mais ainda, este método facilita a comunicação em tópicos desconfortáveis, instigando a que os participantes também recorram às suas próprias experiências pessoais.
Acesso à internet;
Pelo menos 3 computados que os estudantes possam usar de modo a fazerem as pesquisas sobre o discurso de ódio. Em caso de tal não ser possível, estes podem usar os seus telemóveis.
Pelo menos um(a) professor(a) deve preparar uma sessão sobre o discurso de ódio (para tal podem ser usadas indicações do manual do Conselho da Europa (páginas 7 à 8 e 148 à 154).
A apresentação sobre o discurso de ódio em anexo.
Os participantes têm uma discussão aberta sobre:
- O que é o Discurso de Ódio;
- Se e como mudou o seu entendimento sobre o discurso de ódio;
- Definir quais são as três principais razões para a existência do discurso de ódio;
- Definir quais são os três maiores perigos que podem decorrer do discurso de ódio;
- Como concetualizam o seu papel na luta contra o discurso de ódio.
Pedir aos participantes para que no mês seguinte procurem, na internet, exemplos sobre discurso de ódio, usando para tal tos media, tais como a televisão, jornais e revistas. Deve ser pedido aos participantes para juntarem essas informações e relacionarem os exemplos através de colagem.
Italian
Portuguese, Portugal
Romanian
English
French
Spanish
Greek
Slovenian
German
Dutch