Learning resource
Cooperando com os outros, podemos ir mais longe
- Ser capaz de organizar o trabalho de grupo entre estudantes, de modo a que eles assumam diferentes papéis e assim alcancem um objetivo comum.
- Dar algumas sugestões sobre como organizar um trabalho de grupo (para que cada estudante se sinta confiante a fazer aquilo que ele ou ela faz de melhor, através da ajuda mútua).
- Ser capaz de avaliar o trabalho de grupo através de um critério de avaliação.
- Fazer estudantes e professores compreenderem os benefícios de trabalhar em equipa (em vez de trabalharem individualmente) de modo a alcançarem um objetivo comum.
A cooperação entre estudantes e a oportunidade de estes se conhecerem melhor uns aos outros através de trabalho conjunto, é o elemento fundamental para prevenir o ódio e a radicalização. Ao conhecer os nossos colegas e parceiros, existem menos probabilidades de os “odiar” só porque eles são diferentes.
Mesmo assim, os estudantes sentem-se relutantes em trabalharem em grupo e a trabalharem de forma cooperativa, dado que nunca desenvolveram competências e atitudes de cooperação.
Por isso este método de trabalho não pode ser introduzido de uma só vez, mas passo por passo, permitindo aos estudantes se tornarem conscientes de todos os benefícios que esta aprendizagem permite. A melhor maneira de ajudar os estudantes a adquirirem essas competências é permitir que vivam de forma positiva e tenham experiências enriquecedoras enquanto trabalham em equipa.
Na seguinte secção sugerimos uma atividade que pode ser uma boa estratégia de introduzir os estudantes ao trabalho em grupo e aos benefícios que a atividade proporciona. Pode ser um ponto de partida adequado para todo o processo de implementação da metodologia cooperativa.
Construindo uma torre por equipas
Após aprenderem sobre o contexto e os principais fatores da aprendizagem cooperativa, o grupo deve iniciar a atividade. O professor pode primeito assistir à Ted Talk de Tom Wujec “Build a tower, build a team” (Constrói uma torre, constrói uma equipa).
Descrição da atividade:
Para começar a atividade os estudantes devem ser distribuídos em equipas de 5 pessoas. Cada grupo deve construir uma torre, tão alta quanto possível, com os seguintes materiais que o professor dará a cada equipa.
- 20 esparguetes
- 1 metro de fita
- 1 metro de corda fina
- 1 marshmallow
Os estudantes têm 20 minutos para realizar a atividade, e devem distribuir as tarefas e organizar o seu trabalho pelo grupo.
Cada grupo deverá ter uma mesa grande e vazia, onde haja espaço para usar os materiais.
Depois de terminarem, o professor irá verificar:
- Se todas as torras se mantêm na vertical.
- Se todas as torres têm o marshmallow no topo.
- Qual é a torre mais alta usando a fita métrica.
Será importante verificar também se todos os grupos foram bem-sucedidos nos seguintes aspetos (que serão avaliados pelos critérios em anexo).
- Planeamento dos passos antes do inicio da atividade.
- Melhor uso dos materiais.
- Ser inovador.
O/a professor(a) irá escrever no quadro as alturas das torres. Se existirem duas com a mesma altura, a equipa que usou mais materiais será a vencedora.
O/a professor(a) deverá dizer em voz alta quanto tempo falta durante o processo de construção das torres. Quando o tempo terminar importa verificar que ninguém está a segurar as torres e que elas se seguram por si próprias.
Fontes
Pere Pujolàs. Aprender juntos alumnos diferentes. Los equipos de aprendizaje cooeprativo en el aula. 2004, Editorial Octaedro.
Ted talk by Tom Wujec (2010): Build a tower, build a team: https://www.ted.com/talks/tom_wujec_build_a_tower?language=es
http://laeduteca.blogspot.com.es/2014/01/expediente-newton-organizacion-y.html
http://justificaturespuesta.com/3-maneras-de-organizar-grupos-cooperativos-en-el-aula/
González Rodríguez, 2000.
- 1 a 3 professores/formadores.
- Uma grande mesa para cada grupo de 5 a 6 estudantes.
- Para cada equipa: 20 esparguetes, 1 metro de fita cola, 1 metro de corda fina, 1 marshmallow.
O/a professor(a) deve estar apto a avaliar como cada estudante se comportou dentro do grupo, focando-se nos seguintes elementos enquanto observa os estudantes, e serem capazes de identificar como cada estudante atuou:
- Ser proactivo e nível de participação: desde não tomar parte das tarefas a estar completamente envolvido e a assumir toda a responsabilidade pelas mesmas.
- Responsabilidade individual: de acordo com as tarefas dadas, importa verificar se o estudante as realizou, se cuida do material ou se ficou passivo e não cumpriu a sua parte.
- Trabalho de grupo: o/a facilitador(a) deve avaliar a capacidade de o estudante ouvir o outro, de distribuir papéis e tarefas, de dar novas ideias…
Poderá ser útil usar a grelha de avaliação incluída em anexo.
Spanish
Portuguese, Portugal
French
Slovenian
German
Romanian
Dutch