Identificação e reflexão sobre sinais de radicalização, para a definição de soluções adequadas
Learning resource
Identificação e reflexão sobre sinais de radicalização, para a definição de soluções adequadas
- Clarificar o papel da escola na prevenção, detetação e reação à radicalização;
- Ajudar os professores a compreenderem o significado da radicalização e quais os motivos pelos quais as pessoas são levadas a cometer ações terroristas;
- Aumentar a consciencialização dos professores sobre os sinais da radicalização;
- Ajudar os professores a detetarem sinais de radicalização e a tomarem as ações necessárias;
- Prevenir as pessoas de serem atraídas para o terrorismo e assegurar que lhes são dados apoio e conselhos apropriados;
- Ajudar os professores a protegerem os estudantes da radicalização;
- Realçar a necessidade de ajudar os jovens a avaliarem criticamente as fontes de informação da internet.
a. Extrair dos professores o que é que eles sabem sobre o fenómeno da radicalização (definição). Organizar os participantes em grupos de 3 a 4 elementos. Atribuir a cada grupo diferentes tarefas (por exemplo quais as causas da radicalização, formas de recrutamento no processo de radicalização, ou quais as pessoas mais vulneráveis à radicalização). É pedido aos participantes que discutam sobre as suas tarefas, de modo breve, em pequenos grupos; é definido um tempo limite de 4 minutos para tal. Posteriormente as 3 tarefas descritas são discutidas em grande grupo.
b. É referido aos participantes para procurarem conhecer 6 diferentes casos de radicalização, onde são expressas variadas causas que levaram a esse caminho. Assim, serão trabalhados diferentes perfis no processo de radicalização de jovens. Cada participante recebe um folheto com os casos para analisar, e devem seguidamente referir quais as causas e sinais de radicalização que notaram.
c. Posteriormente é pedido aos grupos para escreverem quais as conclusões a que chegaram, fazendo listas de causas e de sinais que podem ajudar os professores a detetarem a radicalização.
d. Permitir aos participantes fazerem alguma investigação na internet por forma a completarem as suas listas (exemplo:ICCT-Schmid-Radicalisation-De-Radicalisation-Counter-Radicalisation-March-2013_2.pdf ou Guidance-on-Radicalisation-and-Extremism.pdf). Os estudantes devem dar conta do que descobriram perante todo o grupo, incluindo as conclusões sustentadas no processo de pesquisa (o fenómeno é muito complexo e a imprevisibilidade é uma das principais características do fenómeno.
e. Organizar os professores em grupos de 4 para que criem um perfil para uma pessoa radicalizada. Peça-lhes para partilharem as suas ideias.
f. Pedir a cada grupo que considere um caso (ver folheto) e para encontrar soluções para cada caso. Posteriormente devem ser reportadas as conclusões para que todo o grupo possa discutir.
g. Discussão em grupo:
1. Uma das melhores formas de recrutamento é a internet. Algumas escolas baniram o uso da internet atendendo a esta questão. «Concorda com esta medida? Porquê? Como podemos ajudar os estudantes a discernir entre informação confiável e informação falsa? Como podemos ajudar os alunos para que estes se mantenham afastados e seguros da informação perigosa que circula na internet?» (ver caso sobre informação falsa)
2. «Que estratégias usam os extremistas? Porquê?» (brainstorming/discussão)
(Sugestões: propaganda política, que cria o sentimento de coletividade - "todos/as estão a fazê-lo"; é uma falácia assente no argumento de que "todas as pessoas o fazem", em vez de se apresentar uma justificação adequada. É uma técnica persuasiva, através da qual um sujeito tenta influenciar os seus interlocutores para que concordem consigo).
- Apelar às emoções: através de imagens, mensagens sentimentais;
- Apelar aos valores humanos elementares: orgulho, sacrifício, lealdade... etc
3. «Qual o papel da escola? Discute estes tópicos com os estudantes? Até que ponto concorda/não concorda com o ponto de vista dos estudantes? Onde é que os professores podem obter mais informação e conhecimento para trabalharem as questões da radicalização? Que apoio/formação está disponível?»
Folheto com 6 estudos de caso.
Questionário de feedback.
Discussão dos casos com os estudantes sobre notícias falsas.
Garantir que todas as pessoas têm oportunidade de falar; encorajar a partilha de ideias e experiências.
Ser um facilitador da discussão e focar nos tópicos e nos objetivos da discussão.
Encorajar e reforçar positivamente um engajamento construtivo na discussão.
Reforçar as mensagens positivas.
Criar boas relações e colaboração entre professores, estudantes, pais, comunidades e autoridades.
Importância de detetar os primeiros sinais e tomar decisões sobre medidas construtivas (em colaboração com as diversas comunidades e autoridades).
Ter a informação sempre atualizada com exemplos relevantes.
English
Portuguese, Portugal
Slovenian
French
German
Romanian
Italian
Spanish
Dutch