Organização de uma Conferência de Imprensa para a redução da Xenofobia e do Racismo nas Escolas
Learning resource
Organização de uma Conferência de Imprensa para a redução da Xenofobia e do Racismo nas Escolas
- Troca de opiniões em grupo para uma melhor inter-compreensão de todos;
- Aumento do conhecimento sobre tópicos relacionados com as questões da imigração e a confrontação de diferentes opiniões;
- Aprendizagem sobre estereótipos em situações práticas e a importância de os desafiar através de experiências e exemplos concretos.
Como podemos organizar uma conferência de imprensa?
O/a diretor(a) de uma escola decide organizar um evento em que uma das atividades centrais é uma Conferência de Imprensa onde estão os meios de comunicação de nível local e de nível nacional, como resposta à dificuldade encontrada em inscrever na escola alunos filhos de imigrantes.
Primeiro, o/a diretor(a) informa os professores e restantes técnicos da escola de forma a os mobilizar para o evento; explica que pretende organizar uma conferência de imprensa onde se falará sobre princípios e problemas específicos relacionados com o Racismo e a Xenofobia.
Como podemos envolver os estudantes?
Os estudantes e os seus país são convidados para esta conferência de imprensa – não é apenas para os media, mas também para os estudantes da escola e suas famílias. Assim o evento será disseminado de modo mais profundo e dará a oportunidade de crianças e pais falaram sobre as suas perspetivas e expectativas relativamente às questões da inclusão e tolerância.
Como deve ser trabalhado o conteúdo?
O moderador convida as pessoas a falarem, organizando as questões que vão sendo levantadas. Previamente ao evento, a escola pode também preparar um panfleto sobre a importância da tolerância e aceitação dos outros que consideramos “diferentes”. Este panfleto pode ser distribuído também após o evento, contendo assim alguns pontos importantes sobre as questões da Xenofobia e Racismo.
Como é que se deve levar a cabo a sessão?
- Receção – moderador
- Introdução – professor convidado para apresentar o ponto de situação da escola em relação às questões da Xenofobia e Racismo
- Diretor – Principal orador que refere os principais aspetos do problema
- Questões por parte dos meios de comunicação social
- Oradores convidados: os pais e jovens que podem apresentar os seus pontos de vista
- Questões por parte dos meios de comunicação social
- Sessão de encerramento – moderador.
O que devemos explorar?
Quando se organiza um evento público, devemos ter em consideração que o seu sucesso será tanto maior quanto maior a sua disseminação, ganhando a atenção do público. Se convidamos apenas meios de comunicação locais, o alcance da atividade é menor, logo menos bem-sucedido. Também é muito importante envolver as entidades das redes de trabalho da escola de modo a ter mais pessoas envolvidas e que estarão presentes no evento. O uso de recursos como as redes sociais, como Facebook ou Twitter, também é fundamental.
Diretor, professores de ensino secundário, educadores, organizações políticas locais, experts, voluntários.
English
Slovenian
Portuguese, Portugal
French
Romanian
Greek
Spanish
Dutch