Learning resource
Desenhar a Tolerância
- Encorajar a reflexão crítica;
- Promover a criatividade, observação e julgamento;
- Expressar sentimentos, atitudes e valores;
- Promover tolerância e aceitação da diversidade nas escolas.
Concurso de arte sobre as questões da tolerância, migração, aceitação das diferenças, de modo a encorajar os estudantes a desenvolverem o seu pensamento crítico e criatividade. Através dos trabalhos de arte, mais facilmente reconhecemos as atitudes dos outros, os seus valores e sentimentos relativamente ao tópico.
Poderia ser implementado a par das atividades curriculares e extracurriculares da escola.
1. Os professores devem preparar uma pequena introdução sobre a temática da tolerância, do racismo, da diversidade, da migração, de diferentes culturas…
- Introduzir o contexto dos grandes problemas dos refugiados da atualidade (os professores devem assistir conjuntamente com os estudantes a visualização de vídeos sobre crianças refugiadas ou sobre a crise dos refugiados, disponíveis em português ou com legendas).
- Atender à temática do racismo (quem ou que grupo é maioritariamente vítima de racismo? Porquê? São estes indivíduos ou grupos os mesmos de há 50 anos atrás?...), a diversidade – como é que estes grupos são vistos?
- Uma hora do tempo de escola deverá ser dedicada à introdução do tema;
- Uma hora do tempo de escola deverá ser dedicada a debater o tema.
2. O professor deve definir claramente as regras do concurso – os melhores três trabalhos serão publicados nos media locais e no jornal da escola. Os trabalhos serão exibidos na entrada da escola após a conclusão do concurso. Os jovens podem trabalhar de forma independente ou produzir algo em grupo. As contribuições artísticas podem ser de qualquer tipo, desde o desenho, à pintura ou outro tipo de técnica. Todos os materiais são permitidos.
- Duas a quatro horas de dedicação aos trabalhos de arte.
No final do período de trabalho, o júri, composto por dois professores e três estudantes, avalia as obras de arte.
3. No final da competição de arte:
- Seleção dos três melhores trabalhos (critérios de avaliação: relevância e ligação com o tópico; originalidade; criatividade; comunicação clara e mensagem clara; positividade da mensagem) e publicação nos media locais ou no Jornal da escola.
- Preparação da exposição na escola (trabalhos de todos os participantes)
- Discussão sobre as obras de arte e mensagens presentes
- Uma hora de tempo escolar.
Discussão sobre os trabalhos de arte apresentados: cada jovem estudante apresenta o seu trabalho de arte, explicando o que desenhou e como se relaciona com o tema. Qual a sua visão sobre tolerância, aceitação da diversidade etc. O professor/mentor serve como moderador colocando questões, encorajando os jovens a defenderem os seus trabalhos.
Sociologia, línguas, professores de arte em formação vocacional; sala-de-aulas com materiais.
É uma competição para o melhor trabalho. Deve ocorrer durante o período de 5 a 7 horas de tempo escolar. Os trabalhos de arte podem ser avaliados no regime formal de avaliação da formação, caso sejam realizados nesse mesmo período.
Após o concurso de arte estar terminado e a exposição estar montada, os estudantes devem discutir os trabalhos de arte realizados. Poder-se-ão integrar todas as turmas da escola de modo a que todas participem na discussão e tentem identificar as mensagens que os artistas querem partilhar. No final, os artistas explicam o que representam os seus desenhos. Para este evento poderão ser convidados estudantes e professores de outras escolas.
Integração de conteúdo sobre discriminação e radicalização no currículo.
English
Portuguese, Portugal
French
Slovenian
German
Romanian
Greek
Italian
Spanish
Dutch