Learning resource
Do Amor ao Ódio
Objetivo geral: Desenvolvimento de maior consciência relativamente à ligação que pode existir entre uma débil integração na sociedade e a dimensão pessoal do indivíduo, podendo-se detetar possíveis pessoas em risco de radicalização.
Objetivo específico: Entender a força das emoções e a sua possível influência no comportamento dos seres humanos; compreender porque certas pessoas gradualmente entram num mundo de extrema violência e de destruição, como é o caso do terrorismo.
Os estudantes recebem um folheto (ver PDF em anexo) e devem tentar completar o poema nesse folheto. Depois disso os resultados e significados do poema são discutidos. Possíveis tópicos de discussão são sugeridos abaixo:
1. Preencha as palavras que faltam:
Este poema mostra como o amor se pode transformar em ódio. Por favor, tente inserir as seguintes palavras nos espaços em que parecem mais adequadas: ódio, temia, temia, respeitado, respeitado, reconhecido, aceite, aceite, noticiado, noticiado.
2. Apresentação dos resultados e discussão:
- O que achas pessoalmente deste poema? Gostas/não gostas do poema? Porquê?
- Que grupos em geral ou pessoas em particular conheces que estão em risco de ódio porque não recebem amor suficiente, compreensão e integração na sociedade?
- Como é que os passos descritos no poema podem ser relacionados com pessoas que estejam eventualmente em processos de autodestruição e destruição da vida de outros, através de violência, explosões e atos de terrorismo? Conheces alguns filmes onde estão presentes estes processos e sentimentos? Fala um pouco sobre as suas histórias.
- 1 professor (formador/instrutor/moderador/animador/trabalhador para as questões da juventude).
- Cópias do template do poema (ver PDF em anexo), de acordo com o número de estudantes e canetas (1 por cada par ou cada grupo).
Em caso de dar seguimento à atividade, há ainda a terceira tarefa (opcional):
- Flip-charts, jornais, revistas, fotografias, tesouras, cola, réguas, canetas coloridas para a coleção/categorização de ideias.
Num primeiro momento, o resultado é apresentado e discutido em plenário. O professor deve garantir que todos os participantes entendem como é que a mudança do sentimento de amor para o sentimento de ódio acontece.
Num segundo (e final) momento, estudantes/jovens imaginam que conhecem no seu tempo de lazer um indivíduo que não participou neste workshop. Num role-play tentam explicar ao colega que tipo de trabalho foi desenvolvido no workshop e reestruturam a ideia do mesmo nas suas próprias palavras. A autenticidade pelo recurso à gíria, ao dialeto, o comportamento informal etc são desejáveis. Um grupo de voluntários realiza a simulação em frente a toda a turma.
1. Se for usada a versão em inglês do texto, o texto pode ser completado na língua materna ou outras línguas.
2. Se for formador/professor em literacia digital, traduza o texto com a ajuda de dicionários online, recorrendo a telemóveis ou computadores.
3. Se for formador/professor em áreas criativas, reescreva o texto em formas criativas/tipos de letra alternativos, corte o texto em frases individuais, cole essas frases num póster a ilustrar cada frase, ou use recortes de manchetes de jornais ou fotografias (alternativamente pode pedir aos estudantes para desenharem símbolos que caracterizem os sentimentos).
4. Se for formador/professor em aulas de arte, peça aos estudantes para criarem a sua própria representação do poema (através da dança, de filmes, pinturas, mímica). Deixe os estudantes trabalharem uma nova versão do poema, por exemplo partindo do ódio para o amor.
Este método funciona em integração com outras atividades da Caixa de Ferramentas, ou como ferramenta isolada.
English
French
Slovenian
Portuguese, Portugal
German
Romanian
Italian
Spanish
Dutch