Do Amor ao Ódio

⌚︎ 3 min.

Learning resource

Do Amor ao Ódio

Propõem-se um trabalho em torno de um poema que descreve como o ódio se torna real, o que exige que se analise o seu significado, neste contexto em relação ao terrorismo.
Proposal for use
Prevention of radicalisation
Grupo alvo
Estudantes e jovens de todas as idades, em diferentes aulas de Línguas (ferramenta que pode ser adaptada para workshops ou outras aulas).
Pedagogical method
Exercise
Objectives

Objetivo geral: Desenvolvimento de maior consciência relativamente à ligação que pode existir entre uma débil integração na sociedade e a dimensão pessoal do indivíduo, podendo-se detetar possíveis pessoas em risco de radicalização.

Objetivo específico: Entender a força das emoções e a sua possível influência no comportamento dos seres humanos; compreender porque certas pessoas gradualmente entram num mundo de extrema violência e de destruição, como é o caso do terrorismo.

Description

Os estudantes recebem um folheto (ver PDF em anexo) e devem tentar completar o poema nesse folheto. Depois disso os resultados e significados do poema são discutidos.  Possíveis tópicos de discussão são sugeridos abaixo:

1. Preencha as palavras que faltam:

Este poema mostra como o amor se pode transformar em ódio. Por favor, tente inserir as seguintes palavras nos espaços em que parecem mais adequadas: ódio, temia, temia, respeitado, respeitado, reconhecido, aceite, aceite, noticiado, noticiado.

2. Apresentação dos resultados e discussão:

  • O que achas pessoalmente deste poema? Gostas/não gostas do poema? Porquê?
  • Que grupos em geral ou pessoas em particular conheces que estão em risco de ódio porque não recebem amor suficiente, compreensão e integração na sociedade?
  • Como é que os passos descritos no poema podem ser relacionados com pessoas que estejam eventualmente em processos de autodestruição e destruição da vida de outros, através de violência, explosões e atos de terrorismo? Conheces alguns filmes onde estão presentes estes processos e sentimentos? Fala um pouco sobre as suas histórias.

 

Human and material resources

- 1 professor (formador/instrutor/moderador/animador/trabalhador para as questões da juventude).

- Cópias do template do poema (ver PDF em anexo), de acordo com o número de estudantes e canetas (1 por cada par ou cada grupo).

Em caso de dar seguimento à atividade, há ainda a terceira tarefa (opcional):

- Flip-charts, jornais, revistas, fotografias, tesouras, cola, réguas, canetas coloridas para a coleção/categorização de ideias.

Evaluation of the learning process

Num primeiro momento, o resultado é apresentado e discutido em plenário. O professor deve garantir que todos os participantes entendem como é que a mudança do sentimento de amor para o sentimento de ódio acontece.

Num segundo (e final) momento, estudantes/jovens imaginam que conhecem no seu tempo de lazer um indivíduo que não participou neste workshop. Num role-play tentam explicar ao colega que tipo de trabalho foi desenvolvido no workshop e reestruturam a ideia do mesmo nas suas próprias palavras. A autenticidade pelo recurso à gíria, ao dialeto, o comportamento informal etc são desejáveis. Um grupo de voluntários realiza a simulação em frente a toda a turma.

Suggestions for follow-up

1. Se for usada a versão em inglês do texto, o texto pode ser completado na língua materna ou outras línguas.

2. Se for formador/professor em literacia digital, traduza o texto com a ajuda de dicionários online, recorrendo a telemóveis ou computadores.

3. Se for formador/professor em áreas criativas, reescreva o texto em formas criativas/tipos de letra alternativos, corte o texto em frases individuais, cole essas frases num póster a ilustrar cada frase, ou use recortes de manchetes de jornais ou fotografias (alternativamente pode pedir aos estudantes para desenharem símbolos que caracterizem os sentimentos).

4. Se for formador/professor em aulas de arte, peça aos estudantes para criarem a sua própria representação do poema (através da dança, de filmes, pinturas, mímica). Deixe os estudantes trabalharem uma nova versão do poema, por exemplo partindo do ódio para o amor.

 

Integration in the global toolbox

Este método funciona em integração com outras atividades da Caixa de Ferramentas, ou como ferramenta isolada.

Type
Awareness module
Pedagogical modalities
Discussion within classroom
Use in group
Number of participants
Variável; de 1 a 30 participantes.
Duration
Aproximadamente 1 hora, incluindo avaliação.
Cost
Nenhum
Creators
Die Kärntner Volkshochschulen
Date of creation
Language(s) available

English

French

Slovenian

Portuguese, Portugal

German

Romanian

Italian

Spanish

Dutch

Keywords
Integração Comunitária
Emoções
Consciencialização
Detetação
Violência